NOVIDADES
Primeira semana da 34ª edição da Feira do Livro de Canoas é sucesso

Neste sábado, 30 de junho, faz uma semana que a 34ª Feira do Livro deu início a sua programação gratuita. Aberta oficialmente no último sábado, 23, pela prefeita em exercício, Gisele Uequed, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, o evento, que já é um sucesso, contou com a participação de autoridades, escritores, músicos e homenageados. Até o próximo dia 7 de julho, o evento reunirá diversas atividades em alusão à literatura, como encontro com escritores, sessões de autógrafos, contação de histórias e muito mais. 

O município de Pelotas é o homenageado da edição 2018 da Feira do Livro. A prefeita Paula Mascarenhas, que também é professora de Literatura, esteve na abertura do evento e destacou que se os livros estando na praça, estão perto das pessoas e ao alcance de todos. O fechamento do primeiro dia da Feira do Livro de Canoas teve show da banda The Travellers, que desde 1996 vem trabalhando com o melhor do country rock.

 Já o segundo dia da Feira do Livro contou com a participação do escritor homenageado desta edição, o vocalista da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa. Na noite de domingo, 24, Thedy falou de livros, inspirações, seus autores preferidos e encerrou a noite cantando alguns dos sucessos da Banda Nenhum de Nós como: Amanhã ou Depois, Julho de 83, Você Vai Lembrar de Mim, Paz e Amor, entre outros.

Já a segunda-feira, 25, foi marcada com a participação dos integrantes do Programa Gerações, projeto inédito da Prefeitura de Canoas que tem o objetivo de reinventar as formas de envelhecer, oportunizando capacitações para idosos e estágio em órgãos da Prefeitura. Na oportunidade, eles participaram de uma oficina de criação literária “Escrever Eu Mesmo”, ministrada pela patrona da 34ª edição da Feira. Além disso, o auditório Thedy Corrêa recebeu dois escritores da literatura infantil. O ilustrador e escritor de livros infantis e da coluna diária do José Simão no caderno Ilustrada, do Jornal Folha de S. Paulo, Fê, que falou sobre as suas obras “Brinconto” e “Cabe”. E o escritor Manuel Filho que falou sobre o livro “Meus Segredos Não Cabem em Um Diário”.

Na terça-feira, 26, a programação contou com o espetáculo “Seu Rei Mandou”, de Luciano Pontes; encontro com o escritor Armindo Trevisan e Sessão Solene da Câmara de Vereadores, alusiva ao aniversário da cidade, que contou com a presença da prefeita em exercício, Gisele Uequed e os vereadores da casa.

Na quarta-feira, 27, as Kuilombolas Morada da Paz, levaram ao evento as histórias, costumes, danças e poesias do Quilombo. Além disso, a Feira recebeu também a apresentação do coral Indígena Guarani; palestra com o cacique Arnildo; palestra sobre “Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente”, terceiro livro da Patrona Luisa Geisler, que fez um bate-papo com alunos de escolas de Canoas e a transmissão, no telão em frente ao Auditório Thedy Corrêa, do jogo BrasilXSérvia, pela Copa do Mundo.

Na quinta-feira, 28, o Dia Mundial da Surdocegueira, em alusão ao nascimento da escritora Hellen Keller, primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado, foi celebrado na Feira do Livro de Canoas com o painel Desafios do Processo de Inclusão de Pessoas com Surdocegueira. Além disso, a Rádio Atlântida transmitiu ao vivo do Auditório Thedy Corrêa, o programa Tá Vazando, com apresentação de Rafinha Menegazzo, Juju Massena, Rodrigo Cosma, Magro Lima e Yasmin Abud.

Já nesta sexta-feira, a chuva não atrapalhou a programação da 34ª Feira do Livro de Canoas, que contou com duas sessões de curta metragens, no Espaço Sesc: “Meu Tio Que Me Disse” e "Chá do General". Apresentações de teatro, uma pela manhã e outra à tarde, do espetáculo “As Bodas da Filha do Bandoleiro”, da Companhia Cena Aberta; “Histórias Cantadas “no Espaço Infantil Sesc, palestra com o escritor Fabinho Vargas e o Pastor Claudio Miranda sobre “Os 6 Passos de uma Vida equilibrada” e pocket show com Vini Lacerda.

Para o fim de semana estão programados sessões de autógrafos, troca-troca de livros; exposição Ler é 10; Bate-papo com o escritor Júlio Ribeiro; Contação e Cantação de Histórias, na Bebeteca e Pockest Shows com Gabriel, no sábado, e com Rafael Lopes, no domingo.

Já na semana que vem, os destaques da programação gratuita ficam por conta do “Musical Forte e Grandão em: uma aventura saudável”, que será apresentado na segunda-feira no Auditório Thedy Corrêa e a palestra de Fábio Monteiro, sobre os livros “Sertão” e “Cartas a povos distantes”.

De terça, 3 de julho, até o sábado, 7, a Praça da Bandeira, será o local de passagem do Book Truck. A  biblioteca itinerante, que percorrerá 12 cidades gaúchas, fará a primeira parada na 34ª Feira do Livro de Canoas. Depois, o veículo irá até outras oito cidades das regiões sudeste e centro-oeste. No interior do furgão, além de uma sala de leitura climatizada, há um acervo de livros com cerca de 600 títulos, que atende a todas as idades, incluindo audiolivros e exemplares em braille. O projeto ainda oferece uma área externa, que conta com um espaço de convivência para os visitantes e atividades culturais. 

No início de 2019 o furgão será doado para a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura do Rio Grande que, conjuntamente com a Secretária Municipal de Cultura, darão continuidade ao projeto junto à comunidade e as escolas públicas da região. O desenvolvimento do projeto é da VR Projetos Culturais. O Book Truck é uma promoção do Ministério da Cultura, com patrocínio da Unimed Porto Alegre.

A 34ª feira do Livro de Canoas tem incentivo e financiamento do Ministério da Cultura e Governo Federal, realização da Prefeitura de Canoas e Secretaria de Cultura e Turismo, patrocínio da Corsan e do Banrisul e realização da Danna Produções, que conta com a participação da sua Diretora Executiva Suzana Schwuchow em todos os dias do evento.

Veja a programação completa da 34º Feira do Livro de Canoas: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/feiradolivro/index.php.

Postado em 29/06/2018