NOVIDADES
BALANÇO CIRCUITO INSTRUMENTAL DE MÚSICA COM DANÇA

Objetivo: Realizar apresentações de  música instrumental, danças e palestras, valorizar a cultura gaúcha e acessibilidade foram os pilares do Circuito Instrumental de Música e Danças Itinerantes que aconteceu, de 11 a 15 de setembro, no Parque da Harmonia em Porto Alegre. O projeto  foi inclusivo durante quatro (4) dias, contando no evento, com profissionais de áudio descrição e tradução em libras, Além disso, o acesso a todos os shows, palestras e danças foi gratuito.

· O projeto fomentou trabalhos de jovens artistas do Rio Grande do Sul, na seleção dos novos músicos, que tocam música instrumental. No total foram recebidos 16 arquivos, e selecionados seis (6) grupos: Ghadyego Carraro, Sond’Alma Trio, Cristian Sperandir, Grupo Kiai, Instrumental Kalunga e Grupo Los Pampas. Devido a compromissos agendados e os participantes estarem envolvidos com outros  grupos musicais,  participaram somente 2 grupos: Instrumental Kalunga e Grupo Los Pampas.

·15 artistas/grupos se apresentaram no Palco Principal, com seus trabalhos realizados na área instrumental: Aluísio Rockemback; Orquestra de Bombo Leguero e Ernesto Fagundes; Quinteto de Garibaldi; Família Lima; Orquestra Jovem do RS; Gaiteiras da Fábrica de Gaiteiros; Renato Borghetti, Instrumental Picumã; Camerata Pampeana, com o Maestro Tasso; Luciano Maia(gaita); Giovana e Sofia, “As meninas do acordeon”; Orquestra de Trilhos Sonoros e Rodrigo Solton (piano), com o convidado Omair Trindade.

· As palestras foram realizadas nos horários das 17 às 19 horas, entre os dias 11 e 15 de setembro, contemplando 90 pessoas com certificado de participação. Os palestrantes foram:

Dia 11 - Wiliam Varela, com a palestra “Talento e Disciplina no Aprimoramento Musical” e Marcello Caminha, com a “Oficina Violão Gaúcho Sobre Ritmos”;  Dia 12 - Mauro Gimenez Olazar, com “As conexões que Movem a Vida – Um Gaúcho Paraguaio” e Rinaldo Souto com “Interpretação nas Danças Tradicionais Gaúchas”;

Dia 13 - Robson Cavalheiro com “Dança Gaúcha dos Salões as Criações (ênfase em Dança de Salão e Criações Coreográficas);

Dia 14 - Tomas Savaris com “A Comunicação da Música Instrumental” e  Manoelito Carlos Savaris com “A arte de Liderar”,

Dia 15 - José Roberto Fischborn, com a palestra “Novas Mídias e a Cultura - Tradicionalismo no Mundo Moderno” e Marcelo Vasconcellos com “O Papel do Líder na Convivência com seus Liderados”.

· Nas apresentações de danças que antecederam os shows participaram: CTG Lanceiros da Zona Sul, "35" CTG, CTG Laço da Querência e CTG Gildo de Freitas.

Atingindo seu principal objetivo, o projeto Circuito Instrumental de Música e Dança Itinerante apresentou álbuns e projetos autorais de intérpretes que simbolizam a produção musical popular instrumental, pelas mãos de guitarristas, gaiteiros, contrabaixistas, pianistas, bateristas, violinistas, saxofonistas, trompetistas, percussionistas, vibrafonistas, flautistas, violonistas, bandolinistas e outros, para um público direto de 120 mil pessoas. Além disso, a iniciativa foi transmitida ao vivo, durante os cinco dias, pela TV Web Tradição e impactou em aproximadamente 4 milhões de pessoas através das mídia eletrônicas, de TV, rádio, jornais e redes sociais.

No dia 13, foi  realizado uma (1) apresentação da Família Lima, pelo Circuito Instrumental em Estrela/RS. Na oportunidade, 3.856 pessoas estiveram presentes no show que teve ENTRADA FRANCA.

O evento foi realizado pela Danna Produções, com patrocínio máster do Atacadão e Realização do Ministério da Cultura - Brasil Governo Federal. 

Postado em 02/10/2017